Abertura da 1ª Mostra de Fotógrafos Capixabas no MPES é marcada por homenagem a Paulo Bonino
25/07/2024O fotógrafo Paulo Bonino de Freitas Pacheco, de 96 anos, foi o grande homenageado na abertura da 1ª Mostra de Fotógrafos Capixabas no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), nesta quarta-feira (24). O evento teve início às 19h, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e reuniu expositores, membros do MPES e autoridades estaduais.
A exposição, que está aberta para visitação do público até o dia 30/08, reúne obras de 11 fotógrafos do Estado. As telas são separadas por temas, de modo a oferecer aos visitantes uma experiência a partir da criação de cada expositor.
Estiveram presentes na abertura da mostra e discursaram o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal; a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade; o Diretor-Geral do MPES, Lidson Fausto da Silva; os fotógrafos expositores Ademir Pazolini e Paulo Bonino; e o Diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), Giuliano Nader Rangel. Também estiveram presentes membros(as), servidores(as) e colaboradores(as) do órgão ministerial e o público geral, que prestigiaram o primeiro dia do evento.
O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, saudou a todos na abertura e reforçou a importância da exposição para a integração do Ministério Público com a sociedade, a partir da arte e da cultura. “Temos um espaço para ser apreciado pelos nossos servidores, pelos nossos colegas e pelos nossos visitantes. Ao abrir a nossa casa para os artistas capixabas, podemos refletir sobre nosso papel para a sociedade e criar esse espaço de diálogo mediante a convivência e a arte”.
Homenagem
Paulo Bonino recebeu a homenagem do Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal. O fotógrafo agradeceu a homenagem aos presentes e elogiou o trabalho dos outros expositores, destacando a importância do desenvolvimento dos trabalhos fotográficos no Espírito Santo. “Fiquei muito impressionado com o trabalho dos fotógrafos novos de Vitória. Parabéns aos fotógrafos recém-chegados, que vocês continuem com a qualidade e beleza apresentada, e escolham temas que façam vocês vibrarem, que é o importante.”
Considerado o fotógrafo artístico mais experiente em atividade no Brasil, Bonino acumula mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira. Fotógrafo desde os 25 anos, iniciou seu trabalho na década de 60, documentando o desenvolvimento dos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari. É responsável pelo maior acervo de imagens que narram a história política, econômica e social do Espírito Santo.
Mostra
Além do homenageado Paulo Bonino, que apresenta suas obras no tema “Pássaros”, também são expositores da mostra os artistas: Ademir Pazolini (Tema: Orla/Abstrato); Andréa da Silva Faria Santos (Tema: Convento da Penha); Christian Diego Fonseca Nascimento (Tema: Pôr do Sol); Fernando Antônio de Mello Libardi (Tema: Estiva); Rodrigo Coutinho Martins (Tema: Nascer do Sol); Ivan Pierozzi Junior (Tema: Refúgios Urbanos); Karla Rodrigues (Tema: Pesca Artesanal); Rodrigo Melo Reis (Tema: Fotosub); Rita de Cassia Corteletti (Tema: Águas e Embarcações); e Eduardo Santos Neves (Tema: Paisagens de Vitória).
A mostra busca valorizar e celebrar a diversidade cultural e artística do Espírito Santo, destacando talentos locais, além de fortalecer a relação entre o MPES e os cidadãos capixabas, abrindo as portas da instituição para promover a arte e a cultura local.
Serviço
1ª Mostra de Fotógrafos Capixabas no MPES
Data: de 25/07 a 31/08
Horário: 12h às 18h
Local: Procuradoria-Geral de Justiça, Vitória.
*A exposição está disponível para visitação somente em dias úteis.