CAOPE se reúne com Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes para debater educação antirracista nas escolas
25/07/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE) participou, nesta quarta-feira (24/07), de uma reunião com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O encontro teve como objetivo dialogar sobre estratégias de atuação do Caope em auxílio às Promotorias de Justiça para a promoção da educação antirracista no estado.
A convite do CAOPE, o NEAB veio contribuir com estratégias de atuação do Centro de Apoio no bojo do Projeto Institucional de Educação Antirracista, que o CAOPE incluiu no PGA 2024/2025.
O encontro também serviu para qualificar a identificação dos problemas enfrentados para o cumprimento da Lei 10.639/2003, que dispõe sobre a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo oficial das redes de ensino, e deve gerar novos encontros com entidades ligadas à educação e ao movimento negro, para construir abordagem junto aos gestores públicos da educação.
NEAB
O NEAB da Ufes é um núcleo acadêmico voltado à produção e divulgação de projetos e ações de ensino e pesquisa relacionados às questões da população negra, ao desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, à promoção da igualdade racial e à valorização das populações de origem africana e afro-brasileira.
Participaram da reunião a Procuradora de Justiça e dirigente do Caope, Maria Cristina Rocha Pimentel; a assessora do centro, Camila Ferreira Moreira; a Vice-coordenadora do NEAB, Marluce Leila Simões Lopes; e os professores doutores Gustavo Henrique Forde e Marileide Gonçalves França, também do núcleo.