Nota Premiada Capixaba: MPES apoia programa que destina recursos a instituições sociais
02/08/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) apoia o programa “Nota Premiada Capixaba”, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Com a participação no programa, os cidadãos capixabas podem contribuir com as instituições sociais cadastradas ao informarem o CPF no momento das compras.
Após se cadastrar e realizar uma compra informando o CPF na nota fiscal, o consumidor concorre a prêmios em dinheiro, por meio de sorteios mensais e um anual, todos em cada uma das três regiões do Estado: Metropolitana, Norte e Sul. Se sorteado, a instituição social indicada pelo consumidor também receberá um prêmio à parte, no valor equivalente a 50% da premiação.
Entre os objetivos da ação, destaca-se o incentivo às atividades assistenciais, desportivas, de saúde, educacionais, culturais, atividades religiosas e de apoio aos animais, por meio da destinação de recursos às entidades participantes.
O programa também busca fomentar o exercício da cidadania fiscal e a valorização da função socioeconômica dos impostos, ao serem destinados às instituições sociais, de modo que retornem, em forma de serviços prestados por essas entidades, à população.
Como participar
Para participar, o consumidor (pessoa física), deverá realizar seu cadastro no site www.notapremiadacapixaba.es.gov.br. Ao clicar em cadastre-se, será redirecionado para o portal Acesso Cidadão. Após preencher os dados no portal, será direcionado novamente ao site da Nota Premiada, onde deverá preencher os dados e indicar uma instituição social sem fins lucrativos para receber recursos do programa.