MPES firma parceria com Unimed e Sicoob para fortalecimento do Projeto ‘Meu Pai Tem Nome’
06/08/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Atuação no Direito das Famílias (NUFAM), assinou, nesta segunda-feira (05/08), o Termo de Cooperação Técnica com as empresas Unimed Vitória e Sicoob, para o desenvolvimento de ações do Projeto “Meu Pai Tem Nome”. A cerimônia de assinatura foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.
Estiveram presentes no evento o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; a Coordenadora do NUFAM, Promotora de Justiça Maria Zumira Teixeira Bowen; o diretor de mercado da Unimed Vitória, Dejair Xavier Cordeiro; o diretor-executivo da cooperativa Sicoob Coopermais, Éder Lemke; e o diretor do Grupo Tommasi, Douglas Zatta.
A coordenadora do NUFAM, Maria Zumira Bowen, deu início à solenidade destacando a importância do “Meu Pai Tem Nome” para as famílias participantes do projeto: “O Ministério Público busca promover, através do projeto, o reconhecimento extrajudicial da paternidade das crianças e adolescentes, a partir dos dados fornecidos pelas Secretarias Municipais e pela Secretaria Estadual de Educação”.
Após a cerimônia de assinatura, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, agradeceu o apoio dos colaboradores do projeto e dos demais presentes na solenidade, e destacou a importância da iniciativa para a sociedade civil.
“Esse projeto também corresponde com uma das diretrizes da gestão do Ministério Público, que é o diálogo com a sociedade. E esse diálogo está gerando cooperação com a sociedade civil, com empresas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público, para conquistarmos resultados de volta para a sociedade. Estamos aqui nos unindo, dialogando, e construindo soluções para transformar positivamente a vida das famílias participantes do projeto”, ressaltou Francisco Berdeal.
O Termo de Cooperação Técnica também será assinado com o Grupo Tommasi, cujo diretor participou do evento no MPES. A parceria com o grupo já está em andamento e prevê que o Laboratório doará a realização de um exame de paternidade para cada exame de DNA feito no Laboratório Tommasi através do projeto “Meu Pai Tem Nome”, do MPES.
Parceria
A assinatura do termo marca um importante passo para o Projeto “Meu Pai Tem Nome”. Com a parceria entre o MPES e as empresas Unimed Vitória e Sicoob, mais de 250 exames de DNA estão garantidos inicialmente para o Projeto.
A iniciativa do MPES visa promover o reconhecimento da paternidade de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. O Projeto também tem caráter proativo de conciliação no que se refere à possibilidade de firmar acordo entre os genitores quanto à guarda, convivência familiar e alimentos das crianças e adolescentes contemplados.