CAOPS realiza campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue em Vila Velha
09/08/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional De implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), realizou, nesta terça-feira (06/08), uma campanha de doação de sangue para auxiliar no abastecimento do estoque de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES). A iniciativa aconteceu na Promotoria de Justiça de Vila Velha.
Estiveram presentes na ação o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; o dirigente do CAOPS, Promotor de Justiça Itamar de Ávila Ramos; além de outros promotores, membros e servidores.
O dirigente do CAOPS participou doando sangue pela primeira vez, ao lado da Promotora de Justiça Joana D’Arc Calmon Tristão Guzansky, que já é doadora constante. Ao todo foram doadas 26 bolsas de sangue.
A campanha funcionou através de uma pesquisa de interesse, na qual as pessoas interessadas em participar respondiam indicando o horário desejado para a realização da doação. A pesquisa foi fundamental para dimensionar o número de doadores, e para confirmar a viabilidade da vinda do HEMOES à instituição, além de organizar melhor o atendimento.
Além de estimular a doação de sangue, a iniciativa também teve por objetivo conscientizar sobre a importância da doação de medula óssea e órgãos, incentivando, assim, a prática do voluntariado e a solidariedade e a empatia entre os membros, servidores, estagiários e terceirizados do Ministério Público.
Requisitos para doação de sangue:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou cópia autenticada em cartório: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte. São aceitos documentos digitais oficiais que contenham foto, RG, data de nascimento e nome da mãe; pesar acima de 50 kg.
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde.
- O doador não deve estar em jejum. É recomendado refeições leves e pede-se para evitar alimentos gordurosos no dia da doação.
- Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação.
- Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
- O agendamento pode ser realizado no site do HEMOES no menu “Agende Sua Doação”: https://hemoes.es.gov.br/
É possível se candidatar para se tornar um doador de medula óssea. Os requisitos são:
- O candidato a doador deve ter entre 18 e 35 anos e 6 meses; ter boa saúde e não apresentar doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas ou doenças autoimunes;
- Deve apresentar documento oficial de identidade, com foto e fornecer dados pessoais para o preenchimento do cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);