MPES reúne órgãos públicos e discute providências para organização do Vital 2024
09/08/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou, na quarta-feira (07/08), uma reunião com diversos órgãos municipais e estaduais para alinhar estratégias de planejamento do Vital 2024, que ocorre em Vitória.
A reunião foi conduzida pelo 12º Promotor de Justiça Cível de Vitória, Marcelo Lemos Vieira, e foi realizada no auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vitória.
O evento será realizado no Sambão do Povo, nos dias 16 e 17 de agosto, e a expectativa é de participação de cerca de 45 mil pessoas.
Durante a reunião, representantes dos órgãos de segurança pública afirmaram que o policiamento no entorno e no evento será reforçado com equipes especializadas, cavalaria, agentes de trânsito e batalhão de cães.
Os organizadores do Vital compartilharam medidas adicionais para reforçar a segurança, como a parceria com Associações de Catadores de Lixo de Vitória e a escolha de um ponto de apoio físico para centralizar equipes dedicadas que podem dar suporte em qualquer necessidade.
Também foram discutidos aspectos relacionados à infraestrutura, cuidado com o meio ambiente e acessibilidade.
Diálogo
A realização do encontro na Promotoria de Justiça Cível de Vitória reforça o compromisso do MPES para, além de desempenhar suas funções tradicionais de fiscalização e defesa dos direitos, se empenhar na construção de um diálogo efetivo e na mediação de conflitos, como ocorrido na realização do Vital do ano 2023.
Dessa forma, o Ministério Público reforça seu dever de garantir que as atividades transcorram de maneira ordenada e segura, cumprindo com a manutenção da ordem pública e assegurando o cumprimento de todas as medidas necessárias para reforçar a segurança, infraestrutura e organização do Vital 2024.
Compareceram na reunião agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM); Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (SEDEC); Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SEMSU); Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES); empresários organizadores do evento “Vital”; Procuradoria-Geral do Município (PGM); Delegacia Especializada de Costumes e Diversões (DECODI); Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (SETRAN); e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (DPMAPC).