PGJs do Sul e Sudeste se reúnem com governadores em encontro nacional no ES
09/08/2024Com o objetivo de dialogar sobre sustentabilidade e inovação, os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos estaduais do Espírito Santo (MPES), Minas Gerais (MPMG), Paraná (MPPR), Rio de Janeiro (MPRJ) e Santa Catarina (MPSC) participaram da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Pedra Azul, no Espírito Santo.
Nesta sexta-feira (09), segundo dia de programação, os PGJs Francisco Martínez Berdeal, (MPES), Jarbas Soares Júnior (MPMG), Francisco Zanicotti (MPPR), Luciano Mattos (MPRJ) e Fábio de Souza Trajano (MPSC) se reuniram pela manhã com os sete governadores dos Estados do Sul e Sudeste para dialogarem a respeito de pautas referentes à atuação ministerial em apoio às ações do Poder Executivo.
O encontro começou na quinta-feira (08), com a solenidade de abertura, que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e vai até sábado (10), tendo como temas principais a adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate sobre a segurança pública, pauta importante nas edições anteriores.
Além dos governadores, o evento reúne secretários estaduais das duas regiões, que se dividiram em 14 Grupos de Trabalho (GTs) para discutir assuntos específicos a cada área, como Educação, Esportes, Saúde, Segurança e Turismo, entre outros.
No último dia, cada GT apresentará o resumo dos temas debatidos e os encaminhamentos dados pelos gestores. Na sequência, será apresentada a Carta de Pedra Azul com as diretrizes definidas pelos sete governadores em relação aos temas centrais do Cosud, além de outras temáticas que podem surgir durante os debates.
Sobre o Cosud
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste – Cosud foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.
Os sete estados envolvidos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Somados, acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).