11ª edição do Cosud alinha cooperação inédita entre Procuradores-Gerais de Justiça e Governadores dos Estados

Os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos estaduais do Espírito Santo (MPES), Minas Gerais (MPMG), Paraná (MPPR), Rio de Janeiro (MPRJ) e Santa Catarina (MPSC) participaram da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e alinharam uma atuação conjunta inédita em cooperação com os Governos dos Estados, nas áreas de segurança pública e meio ambiente.

O alinhamento entre PGJs e Governadores faz parte da Carta Pedra Azul, divulgada neste sábado (10/08) durante o encerramento da reunião. O documento estabelece a formalização de um termo de cooperação entre os Estados e os Ministérios Públicos do Sul e do Sudeste para promover ações integradas contra o crime organizado e a sonegação fiscal, focando na prevenção, recuperação de ativos e lavagem de dinheiro. Esse compromisso entre a atividade ministerial e o Poder Executivo também abordará desafios globais relacionados às mudanças climáticas e à gestão ambiental equilibrada.

O encontro começou na quinta-feira (08) e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Entre os principais temas tratados estão a adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate sobre a segurança pública, além de demais pautas centrais da atuação ministerial que serão trabalhadas como apoio às ações do Poder Executivo.

Cosud

O Cosud visa consolidar a cooperação entre os Governos do Sul e Sudeste para atender as demandas econômicas, sociais e ambientais das regiões.

O Consórcio de Integração do Sul e Sudeste conta com a presença dos Governadores dos sete Estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta 11ª edição, realizada em Pedra Azul, no Espírito Santo, contou com a presença de Procuradores-Gerais de Justiça de cinco Estados para, juntos, dialogarem sobre melhorias para a sociedade.