Inclusão Digital: Novo PID é inaugurado em Marechal Floriano com a presença do MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente na inauguração de mais um Ponto de Inclusão Digital (PID) do Estado, no município de Marechal Floriano. O Diretor-Geral do MPES, Promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, representou a instituição na solenidade, no dia 9, ao lado de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), Tribunal de Justiça (TJES), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Defensoria Pública, advogados, autoridades e de servidores locais.

O novo PID funciona no Centro de Agronegócios do Posto do Café, no quilômetro 58,5 da BR 262, em Marechal Floriano. Em discurso na solenidade, o Diretor-Geral Lidson Fausto da Silva destacou a importância da iniciativa e salientou que o MPES está à disposição para auxiliar no acesso dos cidadãos aos serviços e assuntos judiciais, promovendo assim uma relação mais próxima com a população.

A instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) decorre do Acordo de Cooperação Mútua entre o MPES, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e a Defensoria Pública. O objetivo é facilitar a ação judicial nos municípios por meio do Balcão Virtual, permitindo a participação de juízes, advogados e população local em audiências telepresenciais, presenciais ou híbridas.

Além do Diretor-Geral, estiveram presentes na cerimônia a desembargadora-presidente do TRT-17, Daniele Corrêa Santa Catarina; o desembargador José Paulo Nogueira da Gama, representando o TJES; o presidente do TRF-2, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama; o vice-presidente do TRE-ES, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, e o prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni.

Também participaram do evento o juiz auxiliar da Presidência do TRT-17, Fábio Eduardo Bonisson Paixão; o secretário-geral judiciário do TRT-17, Vitório Bianco Neto; o diretor do Fórum de Marechal Floriano, Bruno Feu Rosa; e o defensor público geral do ES, Vinícius Chaves de Araújo.