Melhorias no atendimento de casos de emergência em saúde mental pautam reunião promovida pelo MPES

Visando melhorar a interlocução para o atendimento dos pacientes de saúde mental nos casos de urgência e emergência da regiao sul do Estado , o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Hospitais de Referência em saúde mental, Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS) e representantes dos municípios. O encontro aconteceu na segunda-feira (12/08), no Auditório do Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul.

Estiveram presentes à reunião o Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS) do MPES, Promotor de Justiça Itamar de Ávila Ramos; o Coordenador de Saúde da Região Sul do MPES, Promotor de Justiça Cleto Vinicius Vieira Pedrollo; e a Promotora de Justiça de Mimoso do Sul, Maíra Rangel; além de representante do Núcleo de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde da SESA, representantes da saúde mental e urgência e emergência da Superintendência Regional de Saúde, a Presidência do COSEMS, a Direção do Hospital Apóstolo Pedro e do CAPAAC e representantes dos municípios da Região Sul capixaba.

Na reunião foram discutidas melhorias no sistema de saúde para que, em casos de surto, os pacientes tenham uma correta assistência desde o primeiro atendimento até a regulação da vaga de internação, caso necessária. Outro tema destacado foi a importância da participação nas reuniões do Grupo Condutor em Saúde Mental para se evitar dificuldades de comunicação.

Nesse sentido, destacou-se a necessidade do fortalecimento do Grupo Condutor em Saúde Mental e da participação de todas as referências técnicas de todos os 26 municípios da Região Sul e de representantes dos estabelecimentos de saúde de referência dessa localidade.

A reunião está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU de reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, via prevenção e tratamento, e de promover a saúde mental e o bem-estar até 2030.

Veja as fotos da reunião.