Fórum com participação do MPES é semifinalista no Prêmio CNMP 2024
21/08/2024O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS), coordenado pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Isabela de Deus Cordeiro, é semifinalista da edição 2024 do Prêmio CNMP. A Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, nesta terça-feira (20/08), a lista com as 45 iniciativas semifinalistas da edição deste ano.
Os 45 programas e projetos foram selecionados de uma lista de 651 projetos das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro que estão concorrendo à edição atual. Na próxima fase, a comissão analisará as iniciativas semifinalistas, classificando-as do primeiro ao quinto lugar. Serão premiadas três iniciativas por categoria, em cerimônia prevista para ocorrer no dia 27 de novembro, na sede do CNMP, em Brasília.
Os programas e projetos são classificados em nove categorias, no total: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Tecnologias disruptivas ou emergentes.
Fórum
O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS) foi criado em agosto de 2020 com objetivo de conscientizar sobre os resíduos sólidos, discutir a responsabilidade do cidadão com a coleta seletiva, promover a erradicação dos lixões e fortalecer cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.
O Fórum também trabalha ações afirmativas que se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) indicados pela Organização das Nações Unidas com metas até 2030.
Os ODS que estão sendo trabalhados se relacionam com:
• A qualidade de vida e a segurança de catadores e catadoras;
• Como fazer do Espírito Santo um estado que recicla e incentiva temas relacionados à manutenção do equilíbrio ecológico, produção e consumo sustentáveis.
• O incentivo à economia circular, realizando a inserção de pessoas em situação de miserabilidade, com o intuito de reduzir a desigualdade social, e estimulando as ações necessárias à implantação da logística reversa.
Prêmio CNMP
A premiação é voltada para os membros e servidores de todos os ramos e unidades do Ministério Público brasileiro. O Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.
É por meio do Banco Nacional de Projetos que as unidades do Ministério Público brasileiro cadastram iniciativas (boas práticas, projetos e programas) de autoria de seus membros ou servidores, com o objetivo de torná-las acessíveis às demais unidades, ao poder público e à sociedade em geral.
Confira a lista das iniciativas semifinalistas.
Veja o cronograma de atividades.
- Com informações do CNMP e do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT)