Ministério Público acompanha teste de equipamento que aprimora atividades da perícia criminal

Para aprimorar a atuação no âmbito criminal, e em sintonia com evolução tecnológica, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) acompanhou, nos dias 20 e 21, um teste e a apresentação dos resultados obtidos a partir do equipamento Scanner 3D, ferramenta que permite obter melhorias significativas na qualidade das informações periciais.

A tecnologia, que pode ser empregada em diversas áreas, como criminal e de segurança institucional, já é utilizada no Estado do Rio de Janeiro, onde tem auxiliado na obtenção de resultados positivos, no âmbito da segurança pública.

Desta forma, a fim de conhecer melhor o uso do equipamento, na terça-feira (20), membros do MPES participaram de uma Prova de Conceito (PROC), realizada na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) de Cariacica. Na testagem, foram feitas capturas de imagens pelo Scanner 3D, conforme a localização das câmeras de videomonitoramento da unidade.

Estiveram presentes, na oportunidade, o Dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes; a Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), Promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais; a Coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU), Promotora de Justiça Renata Lordello Colnago; a Promotora de Justiça Ana Lúcia de Vallim Braga, da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Cariacica; a Gerente da Unis, Caroline Amado Barcelos Cruz; além de técnicos e do presidente da empresa responsável pela tecnologia, Ricardo Cardeal.

Resultados

Na quarta-feira (21), o MPES sediou reunião em que foram apresentados, pelos técnicos da empresa responsável pelo Scanner 3D, o relatório com os resultados da Prova de Conceito realizada na Unis. O parecer apontou que o equipamento obteve imagens de pontos cegos da unidade.

Participaram da apresentação a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade; o Coordenador da Assessoria de Integração Tecnológica e Sistemas (ATEC), Procurador de Justiça Alexandre José Guimarães; e o Dirigente do CACR, Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes.

Também estiveram presentes o Subsecretário de Estado de Tecnologia e Infraestrutura da Secretaria de Estado da Justiça, Silvanio José de Souza Magno Filho; o Diretor-Geral do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), Fábio Modesto de Amorim Filho; a Gerente da Unis, Caroline Amado Barcelos Cruz; o presidente da empresa responsável pelo Scanner 3D, Ricardo Cardeal; além de servidores do IASES e peritos da Polícia Civil do Espírito Santo.

Neste vídeo, o Dirigente do CACR, Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes, fala da ferramenta tecnológica. Confira.

Confira as fotos:
Prova de Conceito.
Reunião no MPES.