Promotores de Justiça do MPES alinham estratégias de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes
27/08/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), realizou uma reunião visando uma ação conjunta entre Promotores de Justiça na articulação de estratégias para o combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Espírito Santo. A reunião aconteceu virtualmente, pela plataforma Microsoft Teams, e foi conduzida pelo Dirigente do CACR, Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes.
Participaram da reunião, no dia 22/08, o Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), Promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais; a Coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU), Promotora de Justiça Renata Lordello; a Subcoordenadora do NEJU, Promotora de Justiça Jéssika Lima da Luz; o Promotor de Justiça Fernando José Lira de Almeida; a Assessora do CACR, Isabella Silveira e a Professora Edinete Rosa.
Durante a reunião, foi proposta a realização de uma campanha de orientação visando fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes, com a capacitação dos profissionais e a implementação de campanhas de conscientização. Também foi abordado o aumento expressivo de crimes dessa natureza nos últimos cinco anos, sendo apresentado um levantamento dos municípios no Espírito Santo com a maior incidência destes crimes.
A reunião foi finalizada com a adesão do CAIJ e do NEJU na ação proposta pelo CACR, reforçando o compromisso do Ministério Público de enfrentamento às violências praticadas contra crianças e adolescentes.