Francisco Berdeal destaca liberdade de voto e proteção da democracia em seminário do CNMP

Nesta quarta-feira (28), o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Francisco Martínez Berdeal, foi um dos palestrantes do seminário “Eleições, assédio moral e probidade administrativa”, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O PGJ, que participou de forma online, estava em Brasília para o evento, mas retornou para Vitória para a cerimônia de sepultamento do ex-Procurador-Geral de Justiça José Maria Rodrigues de Oliveira Filho, a quem dedicou a sua apresentação.

Em sua fala, Berdeal destacou a importância de proteger a democracia e de combater todo tipo de abuso de poder que possa violar a liberdade de voto, que é um direito fundamental do cidadão. Francisco Berdeal é também presidente do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Também participou do evento o coordenador do GNACE, Promotor de Justiça do MPES e dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL) da instituição, Cláudio Lemos.

O seminário faz parte da campanha nacional de combate ao assédio moral. Foi organizado em conjunto pela Comissão Temporária de Defesa da Democracia (CTDD) e pela Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA). A gravação está disponível no canal do CNMP no YouTube.