Membros do MPES, familiares, amigos e autoridades se despedem de José Maria Rodrigues de Oliveira Filho

Momentos de comoção, homenagens, agradecimentos e lembranças marcaram a despedida ao ex-Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) José Maria Rodrigues de Oliveira Filho. Familiares, amigos, membros da instituição ministerial, ex-Procuradores-Gerais de Justiça, desembargadores, autoridades estaduais e municipais estiveram no velório e no sepultamento, no cemitério Parque da Paz, em Vila Velha, na quarta-feira (28).

O Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal, o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e diversas autoridades do Estado estiveram no local, lamentaram a perda e prestaram condolências aos entes mais próximos de José Maria Rodrigues.

“Dr. José Maria Rodrigues de Oliveira Filho foi um grande líder do MP brasileiro e marcou toda uma geração. Seu nome ficará para sempre na memória do MPES. Que Deus fortaleça sua família, em especial, seus filhos e esposa, Dra. Carla Viana Cola”, afirmou o PGJ do MPES.

O Procurador de Justiça aposentado do MPES Ezequiel Ronchi Neto, em nome da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), homenageou José Maria Rodrigues com uma oração, que foi lida na despedida do ex-PGJ.

“Estará em nossa memória pelo seu dedicado trabalho, pela sua solidariedade humana e pelos atos de honra que praticou na defesa da Lei, do Direito e da Justiça, defendendo a sociedade (…) Receba nosso adeus e guarde-o com carinho no silêncio da eternidade, como manifestação do nosso sentimento fraternal”, diz um trecho da oração.

Luto oficial
O Ministério Público estadual decretou luto oficial de três dias, assim como o Governador Renato Casagrande e o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que determinaram luto oficial de três dias no Estado do Espírito Santo e nas repartições do Poder Executivo Municipal pela perda de José Maria Rodrigues.


Instituições como o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e a Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP) também divulgaram manifestações de pesar.

O ex-Procurador-Geral de Justiça faleceu aos 72 anos, na segunda-feira (26/08), com um importante legado de justiça, integridade e compaixão.

Confira a trajetória completa de José Maria Rodrigues de Oliveira Filho na página do Memorial do MPES.

Confira o vídeo com retrospectiva da gestão do ex-Procurador-Geral de Justiça.