Ministério Público obtém condenação de réu a 32 anos de prisão por feminicídio contra a companheira, em Colatina

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Colatina, obteve a condenação de Áureo Monteiro Nunes Neto a 32 anos de prisão, pelo feminicídio de sua então companheira, Analine Francisco, cometido em 2022, no município de Colatina. O réu também foi condenado a pagar o valor de R$ 100.000,00 a título de indenização por danos morais ao filho do casal, que presenciou o crime.

A sessão do Tribunal do Júri que condenou Áureo Monteiro Nunes Neto foi realizada nesta terça-feira (27/08), no Fórum da Comarca de Colatina, na qual o MPES sustentou os fatos da denúncia e obteve a condenação do réu. Familiares de Analine Francisco estiveram no local com cartazes em protesto contra a violência doméstica e o feminicídio.

O crime contra Analine aconteceu na noite do dia 16 de maio de 2022, na casa do casal, no bairro Carlos Germano Naumann, em Colatina. Na ocasião, o réu e a vítima, que viviam em união estável, tiveram um desentendimento. De acordo com os autos, o relacionamento dos envolvidos era marcado por brigas e agressões físicas, e a vítima estava tentando se separar do réu, mas ele não aceitava.

No momento da discussão, Áureo se apossou de uma faca e deferiu golpes contra Analine. Os golpes atingiram a artéria aorta da vítima, que veio a óbito.

O filho do casal, à época com 17 anos, estava na residência e contou, em depoimento, que o pai limpou o local do crime e o obrigou a entrar em um veículo. O réu dirigiu o automóvel até outro bairro da cidade, onde pretendia adquirir uma arma de fogo para tirar sua vida. Porém, foi abordado pela polícia e confessou o crime.

Com a conclusão do julgamento nesta terça-feira, Áureo Monteiro Nunes Neto, que já se encontrava detido, teve a prisão mantida. O Tribunal condenou o réu por homicídio triplamente qualificado: por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima e por razões da condição do sexo feminino – feminicídio.