MPES sedia lançamento de livro sobre enfrentamento ao feminicídio
30/08/2024O lançamento do livro “Enfrentando a tempestade: caminhos para vencer o Feminicídio” foi realizado na quinta-feira (29/08), no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). A obra é resultado de uma parceria com a ONG Mulheres Guerreiras e membros do Ministério Público brasileiro, e tem entre os autores a Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, a Promotora de Justiça Helaine da Silva Pimental Pereira e o Promotor de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos, do MPES.
Compuseram a mesa de abertura do evento o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; a Procuradora de Justiça Catarina Cezin Gazele; o Promotor de Justiça Rodrigo Monteiro, que é um dos coordenadores do livro; a Promotora de Justiça Helaine da Silva Pimentel Pereira; e a Presidente do Instituto Mulheres Guerreiras, Camila Lopes.
Em discurso, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, destacou a importância de ações realizadas por ONGs e instituições como um fator crucial no combate ao feminicídio. Também ressaltou a relevância de debates e diálogos a respeito do tema com o objetivo de fomentar a luta diária contra a violência. “Tenho certeza de que a obra em questão fará diferença para o estudo e a evolução dessa temática no Estado do Espírito Santo, bem como no Brasil”, afirmou o PGJ.
O Procurador-Geral de Justiça também honrou e homenageou o ex-Procurador-Geral de Justiça José Maria Rodrigues de Oliveira Filho, que faleceu esta semana. Destacou as contribuições do ex-PGJ com a instituição ministerial, salientando a carreira de José Maria Rodrigues.
Lançada pela editora Dialética, o livro foi coordenado pelo Promotor de Justiça do MPES, Rodrigo Monteiro, e pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Simone Sibilio do Nascimento, em coautoria com membros do Ministério Público Brasileiro.
No Estado, todas as vendas serão destinadas à ONG Mulheres Guerreiras, que atua no município de Serra com um importante trabalho de acolhimento às vítimas de violência doméstica.