Com recursos obtidos pelo MPES, Central de Monitoramento de Florestas do IDAF é inaugurada
02/09/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Guarapari, contribuiu para a inauguração da nova ferramenta de combate ao desmatamento ilegal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), a nova Central de Monitoramento de Florestas (CMF), bem como para aquisição de mais veículos para auxiliar no trabalho que vem sendo realizado. A CMF foi inaugurada com objetivo de monitorar e fiscalizar a vegetação nativa do Estado, além de gerenciar alertas de desmatamento ilegal.
Representaram o MPES na apresentação da CFM a Secretária-Geral do MPES, Promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, e o 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Civil de Guarapari, Otávio Guimarães de Freitas Gazir.
A Central foi implantada a partir de recursos financeiros obtidos pelos MPES, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo 2º Promotor de Justiça Cível de Guarapari, relacionado ao funcionamento de casas de show e a regularização fundiária no município. O local também será utilizado para monitorar os passivos ambientais do Programa de Regularização Ambiental (PRA), áreas embargadas que estão sendo reflorestadas e dados relativos à defesa Agropecuária.
A atuação do MPES para a inauguração da Central de Monitoramento de Florestas reforça o compromisso da instituição na proteção ambiental e na luta contra o desmatamento ilegal. Nesse sentido, o MPES reafirma seu papel na área ambiental, auxiliando nas ações de fiscalização e gerenciamento das áreas de vegetação nativa, garantindo maior eficiência e transparência na execução de políticas ambientais para presentes e futuras gerações.
Confira aqui a matéria sobre a entrega de equipamentos de monitoramento ambiental.
- Com informações da Assessoria de Comunicação do IDAF.