MPES participa do 1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica do Ministério Público brasileiro

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) participa do “1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica: governança para líderes e membros das unidades do Ministério Público brasileiro”, que começou nesta quinta-feira (19/09) e continua amanhã, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), em Salvador.

Estão presentes ao encontro o Promotor de Justiça do MPES Jefferson Valente Muniz, representando a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade, o Assessor de Planejamento e Gestão da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), Fabricio Ferraz Pêgo, e a Assessora Técnica da AGE, Ana Paula Senna Dan Rossoni.

O evento é uma iniciativa da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por intermédio do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPGE/FNG-MP), em parceria com MPBA. O objetivo é incentivar a troca de experiências entre os setores e unidades, estimulando reflexões sobre os principais desafios na área de planejamento estratégico, governança e liderança. Além de palestras com especialistas, o evento contou com estudos de caso e debates.

O primeiro dia do encontro contou com a presença do presidente da CPE, o Conselheiro do CNMP Moacyr Rey Filho; do promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, membro colaborador da CPE e coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa; e do Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia.

Programação
No primeiro dia, foram realizadas cinco palestras por membros e especialistas: “Estratégia, liderança e controle: a importância da governança e elementos de compliance e transparência para os líderes do futuro”; “Planejamento Estratégico da Anvisa: conexões com a governança e OKR’s”; “Ciência dos dados e IA aplicadas ao MP”; “Alinhamento nacional da estratégia: gestão para resultados concretos” e “Práticas inovadoras em gestão nos MPs: o desafio da permanente construção”.

Também foram apresentados no encontro o Sistema de Planejamento e Gestão Estratégica (Sisplan), o MP Digital e o Hub da Estratégia.
Uma reunião extraordinária está programada para o encerramento do evento, nesta sexta-feira, para abordar temas como “a compreensão dos pilares de Governança”; “identificação de capacitação em boas práticas de Governança” e “o diagnóstico do Radar Estratégico e a criação do próximo ciclo de OKRs da CPGE”.

  • Com informações da Secretaria de Comunicação Social/CNMP