Acesso ao tratamento oncológico é tema de reunião entre MPES, Secretaria de Saúde e hospitais
02/10/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), Promotor de Justiça Itamar de Ávila Ramos, promoveu uma reunião híbrida com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Hospitais de referência em oncologia e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes) sobre o acesso ao tratamento oncológico.
O encontro foi realizado na segunda-feira (30/09), no Auditório da Promotoria de Justiça de Vitória. A reunião continuou as pautas da reunião ocorrida em 20 de junho, quando foi deliberado que o Estado apresentasse a Rede de Oncologia e a publicação da instituição da Câmara Técnica Estadual em Oncologia.
Na reunião desta semana, destacou-se a importância do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, objetivando um melhor desempenho da rede oncológica, através de atividades de educação em saúde, acesso às consultas e exames necessários o que resulta no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura do paciente.
Também foram ressaltadas a necessidade de ampliação do fornecimento do tratamento de radioterapia, a dificuldade da desospitalização e a Política de Cuidados Paliativos.
Participaram da reunião a Subsecretária de Estado de Atenção à Saúde-interina (SSAS/SESA), Carolina Marcondes R. Santos; a Subsecretária de Estado de Regulação do Acesso em Saúde-interina (SSERAS/SESA), Alessandra Berton; representante da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF-SESA), Taisla Soprani; e as representantes da GEPORAS/SSAS/SESA, Daysi Behning e Camila Spagnol.
A reunião contou ainda com representante da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Weslene Vargas Moura; representantes do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Rafaella Venâncio; representantes do Hucam, Dra. Decilene Mazocco, Dra. Maria Adelaide C. Monjardim e o Dr. Victor F. Vasconcelos; representantes do Hospital Santa Rita, Graziella Almeida Salazar Veloso e Cristiano Venturim; representantes dos Hospitais Evangélico de Vila Velha, Vera Mantelmacher e Melina Ferreira Ferrari; representante do Hospital São José de Colatina, Octacilio Prata Calixto; representante do Hospital Rio Doce de Linhares, Phablo Gabriel Dobrovolsky da Silva; representante do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Oncologista, Dr. José Pulido; além das técnicas da rede crônicas da SESA, Dra. Morgana R. P. e Sra. Jozilene T. de Jesus; dos técnicos da regulação, Alexsandro Vimercatti e representantes da Fehofes, Dr. Frabricio Gaeede.