Com apoio do MPES, forças de segurança deflagram operação de combate ao tráfico no Sul do Estado

Com manifestação favorável nos autos do processo do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Rio Novo do Sul, foi deflagrada, nesta quinta-feira (10/10), a Operação “Legado de Família”. A ação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Rio Novo do Sul, para combater o tráfico de drogas no município.

A iniciativa foi da Delegacia de Polícia de Rio Novo do Sul, com apoio da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, das Delegacias de Polícia (DP) de Piúma e Iconha, da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMES) e da equipe K9, além da Guarda Civil Municipal de Marataízes.

Veja fotos e vídeos da operação.

As investigações apuram crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, após traficantes migrarem para o bairro São José, no município. Com isso, os moradores da localidade sentiram-se coagidos, pois o bairro tornou-se ponto de venda de substâncias ilícitas, o que incluía a participação de adolescentes.

Um dos “chefes” da associação possui ligação com PCC (Primeiro Comando da Capital), evidenciando uma cadeia de tráfico maior do que o apurado inicialmente nas investigações.

O Ministério Público solicitou, então, pedidos de prisão temporária contra 9 pessoas, além de pedidos de internação provisória em face de 2 adolescentes. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão em face dos 11 envolvidos e de outras 3 pessoas.

Todos os mandados pedidos pelo MPES foram cumpridos durante a operação desta quinta-feira (10). Na ação da Polícia, um dos menores fugiu, mas foi encontrado e capturado em seguida. No total, 9 adultos e 2 adolescentes foram detidos.

Foram apreendidas armas, como pistola, garrucha e espingarda, munições, simulacros de armas de fogo (fuzil e pistola) e uma tornozeleira violada. A Polícia Militar também apreendeu mil embalagens (pinos para armazenar cocaína), dois rádios comunicadores, uma balança de precisão, R$ 360,00 em dinheiro, além de 22 pedras de crack e dois papelotes de cocaína.