Iniciativa do MPES incluída no Banco de Boas Práticas do Conselho Nacional do Ministério Público
14/10/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) teve mais uma iniciativa incluída no Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O projeto incluído é a “Central dos Acordos de Não Persecução Penal”, de iniciativa do Coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), Promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira.
O Banco de Boas Práticas é uma plataforma de registro e divulgação de iniciativas inovadoras, criativas e com resultados comprovados conduzidas por membros do Ministério Público brasileiro. Esse compartilhamento das iniciativas ministeriais de sucesso contribui para a difusão e replicação entre as unidades do Ministério Público.
Conheça a iniciativa
A Central dos Acordos de Não Persecução Penal tem por objetivo auxiliar os membros na elaboração, instrução e andamento dos acordos, assim como no controle do cumprimento das condições propostas e sua destinação.
O projeto visa proporcionar um maior suporte na gestão e controle dos procedimentos da execução da atividade policial, principalmente na Promotoria de Justiça Regional de Investigação Criminal e Controle Externo da Atividade Policial (PJRICCEAP). Visa, também, maior eficácia e rapidez no registro, instrução e celebração dos acordos de não persecução penal.
A inovação do projeto é a criação de um setor que possa centralizar todo o andamento dos expedientes de acordos de não persecução penal, possibilitando uma melhor gerência e custo-benefício do sistema de justiça criminal, além de oferecer mais atenção às vítimas.
ANPPs
Os acordos de não persecução penal são uma resposta mais rápida aos crimes cometidos e podem ser propostos em crimes de menor gravidade, que não forem praticados com violência ou grave ameaça à pessoa, e quando a pena mínima for inferior a quatro anos, conforme prevê o Código de Processo Penal.