CAOPS promove reunião para tratar da instalação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), promoveu reunião com a Secretaria de Estado da Saúde e a direção do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, para tratar da proposta de implementação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. O encontro aconteceu no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, Serra.

Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) é uma residência provisória de cuidado destinada a gestantes, puérperas e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade ou risco, identificadas pela Atenção Básica ou Especializada, devendo estar vinculada a um estabelecimento hospitalar de referência em Atenção à Gestação e ao Puerpério de Alto Risco.

Na reunião, no dia 07/10, foi destacada a importância da instalação de uma CGBP e estabelecido um cronograma de ações para a elaboração do estudo/projeto para a implantação. O novo espaço será referência para 22 municípios atendidos pelo hospital.

Participaram do encontro o Dirigente do CAOPS, Promotor de Justiça Itamar de Ávila Ramos; as referências técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, Letice Silva Oliveira Silva e Edna Vaccari Baltar; o Diretor-Geral, Dr. Joubert Andrade da Silva; a Diretora Técnica, Dra. Elaine C. C. Dall’Orto Martins; a Diretora de Cuidado Integrativo, Alessandra Bernardino e a Diretora Gerente Assistencial do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Dra. Rubia Martins.

A reunião foi um desdobramento do encontro com a Rede Materno Infantil do Estado, realizado no dia 9 de agosto deste ano.