NEVID compõe seminário sobre ajustes no Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), Promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, marcou presença no seminário de revisão do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de outubro, no Hotel Praia Sol, na Serra.

No primeiro dia do seminário (15/10), a Promotora de Justiça Cristiane Esteves participou da mesa de abertura do evento e pontuou a atuação do MPES no combate à violência doméstica no Espírito Santo. Além da Coordenadora do NEVID, agentes técnicas da equipe do Núcleo participaram das atividades durante os três dias do encontro.

O objetivo do seminário foi ajustar as diretrizes do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, criado em 2011 e revisado pela última vez em 2019. As discussões envolveram temas como a garantia de direitos, o fortalecimento da rede de serviços, a segurança cidadã e a prevenção às diversas formas de violência de gênero.

O evento foi organizado pela Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio da Câmara Técnica do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Presenças

Também participaram do evento a Secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; a Gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), Edineia Conceição de Oliveira; a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), Fernanda Prugner; a Diretora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Hermínia Maria Silveira Azoury; a Presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (CEDIMES), Yara Tina; e a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Maria Teresa Colli Rosindo.