MPES acompanha e fiscaliza 2º turno das eleições na Serra

Com o objetivo de garantir uma votação transparente e democrática, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) atuou neste domingo (27/10) no 2º turno das Eleições Municipais de 2024.

Pela manhã, o dirigente do Centro de Apoio Eleitoral (CAEL), Promotor de Justiça Cláudio Lemos, acompanhou o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) no Ed. Murad, na Praia do Canto, em Vitória. A seleção das urnas auditadas aconteceu no sábado (26/10), na sede do TER-ES, por sorteio ou escolha das entidades fiscalizadoras, incluindo o MPES.

Ao longo do dia, os Promotores Eleitorais da Serra – única cidade capixaba a ter 2º turno – Mônica Medina Bermudes Pretti, Ana Carolina Lage Serra e Rodrigo César Barbosa, estiveram em locais de votação do município e acompanharam o desenrolar do pleito. Eles contaram com o apoio de três servidores e cinco policiais militares para a atuação preventiva e repressiva dos ilícitos eleitorais.

Até o encerramento da votação, às 17h, não havia sido ajuizada nenhuma representação, segundo dados do CAEL. Entretanto, esse número pode mudar, pois o prazo se estende por mais 48h. Na Ouvidoria do MPES, foi recebida apenas uma denúncia neste domingo, referente a derrame ilegal de santinhos. Um homem foi detido pela Polícia Militar suspeito de boca de urna e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Clique aqui e veja todas as fotos.