MPES deflagra Operação Pandilha.com

O Ministério Público Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), com o apoio dos Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a fase ostensiva da “Operação Pandilha.com”.

A investigação foi instaurada para apurar informações sobre uma organização criminosa de abrangência nacional, especializada na perpetração reiterada de crimes de estelionato, sob a modalidade de fraudes eletrônicas estruturadas, além de lavagem de capitais e outros ilícitos.

O método de captação de vítimas consistia na utilização de diversos perfis falsos em redes sociais, voltados à promoção de anúncios e realização de negócios jurídicos fraudulentos de compra e venda de produtos inexistentes, em sua maioria de aparelhos celulares e veículos.

Nesta fase, foram expedidos sete mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal de Vila Velha, para cumprimento nos municípios de Vitória, Serra e Vila Velha.

O caso tramita sob sigilo de justiça, o que impede, por ora, a divulgação de mais detalhes sobre a investigação.