GAECO e LAB-LD do MPES palestram para grupo nacional de combate ao crime em Brasília
07/11/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou, nesta quarta-feira (06), da Reunião Ordinária realizada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O encontro aconteceu nos dias 06 e 07 deste mês, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.
Durante o evento, o Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Promotor de Justiça Vitor Anhoque Cavalcanti, e o analista do Laboratório de Tecnologia e Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), Diego Rabelo de Paula, representaram a Região Sudeste e apresentaram temas centrais e estratégicos para o combate à criminalidade organizada: lavagem de ativos, investigação patrimonial e confisco alargado.
Na palestra, foram abordados métodos de persecução patrimonial e tipologias de lavagem de ativos, bem como um caso concreto de investigação patrimonial, exemplificando a aplicação de metodologias de rastreamento e identificação de bens ilícitos. Além disso, um dos pontos de destaque foi a análise de questões controvertidas em torno do instituto do confisco alargado, conforme disposto no artigo 91-A do Código Penal.
Também foram discutidos os mecanismos de atuação, pontuando estratégias e a importância dos procedimentos no processo de investigação, que culminaram na Operação Frisson, que investigou uma organização criminosa envolvida em lavagem de ativos.
“A apresentação reafirma o compromisso do GAECO e do LAB-LD na capacitação e troca de experiências entre os profissionais envolvidos no combate ao crime organizado, fortalecendo as ações institucionais e contribuindo para a efetiva aplicação de medidas patrimoniais contra o enriquecimento ilícito de criminosos”, pontuou o coordenador do GAECO.
A reunião contou com a presença de representantes de diversas unidades do Ministério Público e convidados de outros órgãos. O primeiro dia foi marcado pelo início da exposição dos painéis regionais, nos quais se apresentaram resultados de operações, práticas efetivas e iniciativas inovadoras no combate ao crime organizado.