III Congresso Estadual de Servidores do MPES aborda bem-estar profissional no ambiente de trabalho
11/11/2024Com o objetivo de dialogar com os servidores da instituição sobre temas que atravessam o seu cotidiano, como governança, gestão baseada em evidências, bem-estar, saúde mental, tecnologia e qualidade de vida, acontece nesta sexta-feira (08/11) o III Congresso Estadual de Servidores do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O evento foi realizado em formato híbrido no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com transmissão na plataforma Microsoft Teams.
O congresso foi promovido pelo Centro de Estudo de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e pela Diretoria-Geral (DGER). Além da oportunidade de aprofundar o debate sobre comportamentos organizacionais e avanços na entrega de resultados, o encontro visou fortalecer a conexão entre a inovação e a prática cotidiana dos servidores.
A programação começou pela manhã, com um pronunciamento da Administração Superior. Na abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, destacou a importância do evento para reunir os servidores e como a missão constitucional do Ministério Público só é cumprida com o trabalho de todos. “O que seria do Ministério Público, o que seria da sociedade sem vocês? Hoje é dia de celebrar vocês, de nós dizermos muito obrigado”, dirigiu Berdeal aos servidores presentes.
A Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativa, Elda Márcia Moraes Spedo, enfatizou o trabalho dos servidores da instituição e agradeceu o empenho e a colaboração de todos no desempenho das funções essenciais para o funcionamento das atividades do MPES.
Do mesmo modo, o Diretor-Geral do MPES, Promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, agradeceu e saudou os servidores, destacando o trabalho dos colaboradores em todas as regiões do estado.
Palestras
Após a abertura, foi a realizada primeira palestra do dia, com o tema “O Papel do Autoconhecimento no Bem-Estar Profissional” e foi ministrada pela professora de projetos especiais da Faculdade de Direito de Vitória, Flávia Modenesi Vicente Freitas Cardoso. Educação financeira foi o tema da segunda palestra apresentada pelo investidor profissional Daniel Carraretto.
No início da tarde, o Dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior, abriu a programação vespertina, apresentando e saudando os palestrantes convidados para o momento.
O evento deu continuidade com mais duas palestras focadas em carreira e ambiente de trabalho: com o nome “Planejamento e Desenvolvimento de Carreiras”, a terceira palestra foi conduzida pela consultora em empresas e instituições públicas Vera Susana Lassance Moreira.
A última palestra do dia trouxe reflexões sobre o tema “Divertido não é o oposto de sério, é o contrário de chato: como a comunicação não-violenta transforma o ambiente de trabalho” e foi apresentada pelo Educador, Escritor e Palhaço Cláudio Thebas. Encerrando com muita animação, ele mobilizou o público em uma dinâmica divertida para promover a integração e o senso de pertencimento.