GAESFO, Senai e Município de Vitória entregam certificados de conclusão de curso para pessoas em situação de rua  

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente em mais uma iniciativa em prol dos direitos das pessoas em situação de rua. Na quinta-feira (21/11), foi realizada a entrega de certificados de conclusão do curso de eletricista instalador predial de baixa tensão.  

Essa foi a primeira turma de formandos do Convênio MPES n.º 041/2024, realizado por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Fome e de Defesa da Pessoa em Situação de Rua (GAESFO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que fomenta a qualificação profissional de pessoas em situação de rua. A adesão pioneira e o envolvimento do Município de Vitória foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.  

Estiveram presentes na cerimônia a Coordenadora do GAESFO, Promotora de Justiça Graziela Argenta Zaneti, o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o Diretor Regional do Senai – ES, Geferson Luiz dos Santos.  

A formatura foi realizada no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Inicialmente, 26 pessoas se inscreveram no curso, e 9 concluíram a formação.  

Em discurso, a Promotora de Justiça, Graziela Argenta Zaneti parabenizou, emocionada, todos que receberam o diploma e os incentivou a seguirem na busca por um futuro melhor e para que conquistem a plena cidadania.  

O convênio oferece 100 vagas anuais, tem duração de cinco anos, e as prefeituras que se interessarem podem aderir e implementar essa política em seus municípios. A iniciativa visa oferecer condições de autonomia financeira e possibilitar a superação da situação de rua. 

Veja as fotos da cerimônia.

Confira o vídeo produzido pelo SENAI para os formandos: