MPES participa de assinatura de convênios de sustentabilidade na Ales
22/11/2024O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Francisco Martínez Berdeal, e a Subprocuradora-geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade, estiveram presentes na assinatura dos termos de parceria entre a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Banestes e Associação de Catadores Recicla (de Vitória) para a instalação da máquina “Retorna Machine” e para o serviço de coleta seletiva da Ales. O evento aconteceu na terça-feira (19/11), no Palácio Domingos Martins.
Na ocasião, Berdeal destacou que iniciativas como esta respeitam os princípios da sustentabilidade ambiental, resultando em uma convivência mais pacífica e harmoniosa na sociedade.
A máquina também foi instalada no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES e pode receber materiais tanto de membros e servidores quanto da população.
O projeto está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que o MPES visa atingir até 2030.
A Retorna Machine
O projeto é uma parceria do Banestes com a Ambipar, multinacional líder em soluções ambientais, e busca promover o descarte correto de materiais recicláveis e a importância da economia circular.
Garrafas de plástico, caixas de leite, latas de alumínio e de aço, garrafas de vidro, dentre outros tipos de embalagens, são exemplos de materiais e resíduos que podem ser destinados ao equipamento e, na sequência, à reciclagem.
O depósito de cada produto gera pontos para o cidadão cadastrado no aplicativo, que podem ser trocados por créditos e benefícios em contas ou serviços.