PGJs e governadores do Sul e Sudeste debatem combate ao crime e defesa do meio ambiente no Cosud, em Florianópolis
22/11/2024Com o objetivo de debater políticas relacionadas às mudanças climáticas e à segurança pública, os Procuradores-Gerais de Justiça (PGJ) dos Ministérios Públicos dos Estados do Espírito Santo (MPES), Minas Gerais (MPMG), Paraná (MPPR), Rio de Janeiro (MPRJ) e Santa Catarina (MPSC) participam da 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Florianópolis (SC).
O encontro teve início na quinta-feira (21/11) e contou com a presença dos PGJs Francisco Martínez Berdeal (MPES), Fábio de Souza Trajano (MPSC) e Francisco Zanicotti (MPPR) na solenidade de abertura. Até o final do evento, no sábado (23), está prevista ainda a participação dos PGJs Paulo Sérgio de Oliveira e Costa (MPSP), Jarbas Soares Júnior (MPMG) e Luciano Mattos (MPRJ).
“Quero agradecer ao MPSC por nos receber aqui, neste momento de integração e diálogo em busca de resultados positivos para a defesa do meio ambiente e para o combate às organizações criminosas. Esse é o nosso objetivo aqui”, destacou Berdeal.
Cooperação
Na tarde da sexta-feira (22), segundo dia de evento, os MPs e governos dos estados do Sul e Sudeste assinaram um Termo de Cooperação Técnica do Cosud para o combate ao crime organizado e atuação conjunta em eventos climáticos extremos.
Essa parceria visa um trabalho coordenado e com mais integração entre as instituições envolvidas, incluindo iniciativas de investigação, inteligência, prevenção de danos e auxílio mútuo em situações de emergência.
Além disso, entre os principais temas discutidos estão também a ampliação das políticas de sustentabilidade, alternativas para a prevenção de desastres naturais e a continuidade de pautas abordadas em edições anteriores, como segurança pública, reforma tributária, economia, saúde e educação. Para aprofundar o debate, o evento reúne 14 Câmaras Temáticas, que analisam detalhadamente os desafios enfrentados pelas regiões.
No último dia do encontro, será apresentada a Carta de Florianópolis, um documento desenvolvido conforme as diretrizes estabelecidas pelos governadores e pelas Câmaras Temáticas, abordando os temas tratados, além de novas questões que possam surgir durante os debates.
Cosud
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste, criado em 2019, busca fortalecer a cooperação entre os governos dessas regiões, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em benefício do Brasil.
Os sete Estados envolvidos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Juntos, representam mais de 114 milhões de habitantes, ou seja, 56,5% da população brasileira. Além disso, são responsáveis por 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).