MPES participa do lançamento de projeto da Secretaria das Mulheres

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), participou do lançamento do Projeto Atlas das Mulheres do Espírito Santo, no último dia 14, no Conselho Regional de Contabilidade, em Vitória. A iniciativa é da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM).

Além da Coordenadora do NEVID, Promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, e da Agente Técnica e Assistente Social do NEVID Bianca Barcelos Rodriques, também estiveram presentes a Secretária da SESM, Jacqueline Moraes da Silva Avelina, a Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Claudia Dematte de Freitas Coutinho, e a Delegada de Polícia de Vitória, Silvana Paula Soeiro de Castro.

Sobre o projeto

O estudo tem o objetivo de coletar, registrar, organizar e disponibilizar dados e informações qualitativas e quantitativas acerca das mulheres no Espírito Santo, que serão publicadas em 2025.

Com abordagem interdisciplinar, serão tratados diversos segmentos sociais considerando a diversidade e pluralidade das mulheres no Estado, além da divulgação do Índice de Desigualdade de Gênero (IDG) do Espírito Santo.

O projeto Atlas das Mulheres do Espírito Santo é uma iniciativa da SESM, realizado em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes), do Centro Universitário Faesa, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), da Secretaria da Justiça (Sejus) e da Secretaria da Cultura (Secult).