Fórum coordenado por Promotora de Justiça do MPES conquista premiação do CNMP

O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS), coordenado pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) Isabela de Deus Cordeiro, conquistou o 3º lugar do Prêmio do CNMP, na categoria “Integração e articulação”, dentre outros 106 projetos inscritos. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada nesta quarta-feira (27), no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

Também estiveram presentes para receber o troféu, além da coordenadora, a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional do MPES, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e a vice-coordenadora do FCRS, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) Janine Milbratz Fiorot.

Na edição deste ano do Prêmio CNMP, foram inscritos 651 projetos de todo o país, cadastrados no Banco Nacional de Projetos (BNP). A premiação selecionou três finalistas para cada uma das nove categorias, que incluíam temas como governança, sustentabilidade e diálogo com a sociedade.

Sobre o FCRS
Criado em 2020, o Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos tem por objetivo, principalmente, conscientizar sobre os resíduos sólidos, discutir a responsabilidade do cidadão com a coleta seletiva e promover a erradicação dos lixões, entre outros.

O FCRS também trabalha ações afirmativas que se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU) com metas até 2030.

Os ODS que estão sendo trabalhados se relacionam com:

  • A qualidade de vida e a segurança de catadores e catadoras;
  • Como fazer do Espírito Santo um estado que recicla e incentiva temas relacionados à manutenção do equilíbrio ecológico, produção e consumo sustentáveis;
  • O incentivo à economia circular, realizando a inserção de pessoas em situação de miserabilidade, com o intuito de reduzir a desigualdade social, e estimulando as ações necessárias à implantação da logística reversa.

Prêmio CNMP
A premiação é voltada para os membros e servidores de todos os ramos e unidades do Ministério Público brasileiro. O Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Além da entrega do prêmio, houve o lançamento da plataforma MP Digital, que constitui a Política Nacional do MP Digital. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a inovação e promover a integração entre as unidades e ramos do Ministério Público.