Promotor de Justiça de Ibitirama alinha estratégias para aprimorar investigações criminais

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do 1° Promotor de Justiça de Ibitirama, Matheus Leme Novaes, realizou reunião visando uma atuação conjunta com as Polícias Civil, Científica e Militar na articulação de estratégias para o aprimoramento de investigações criminais no município e nas regiões próximas.

Estiveram presentes o Delegado de Polícia Bruno Alves Rodrigues; a Comandante e a Auxiliar Administrativa do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 14º Batalhão da PMES, Alexa Ahnert e Claudineia Finotti, respectivamente; e os Peritos Criminais da Polícia Civil Ítalo Gomes Pereira e Nilo Silveira Bezerra.

Durante a reunião, discutiu-se a importância do diálogo entre as instituições para assegurar a preservação de locais de crime, visando aprimorar o fortalecimento das perícias criminais e para o resguardo da cadeia de custódia das provas. Também foram abordadas medidas para auxiliar policiais arrolados como testemunhas a reconstituírem com maior precisão os fatos durante audiências, para comprovar com maior precisão a autoria e materialidade dos crimes.

A reunião foi finalizada com a adesão das forças policiais em executar as pautas tratadas, incluindo a necessidade de implementação da Delegacia Regional de Ibatiba, com objetivo de fortalecer a atuação policial na Região do Caparaó.

Dessa forma, o MPES reforça seu papel no controle externo da atividade policial, buscando aprimorar a eficiência das investigações criminais e fortalecer a segurança pública no Estado.