Promotor de Justiça Zenaldo Baptista de Sousa requer aposentadoria após 32 anos de atuação no MPES

Depois de 32 anos atuando a serviço do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o Promotor de Justiça de Castelo, Zenaldo Baptista de Sousa, requereu a concessão de aposentadoria voluntária. Encerra, desta forma, a notável carreira ministerial, exercida com zelo e compromisso com a promoção da justiça.

A caminhada de Zenaldo Baptista no MPES começou em 23 de junho de 1992, na Promotoria de Justiça de Iúna. Atuou em diversos municípios do Estado, como Iúna, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Afonso Claudio, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Cariacica, Pedro Canário, Ibiraçu e Itarana.

Atuou em casos de repercussão em todo o Espírito Santo, como no incêndio criminoso do Fórum de Conceição do Castelo, em 2000, e no júri de um homem que arquitetou a morte da esposa com ajuda do próprio filho do casal, no mesmo município, crime que causou muita comoção e revolta na sociedade.

Apesar dos desafios, a carreira ministerial trouxe também bons momentos e lembranças, que Zenaldo Baptista levará no coração. “O contato com a sociedade, nosso maior cliente, bem como o convívio com os servidores, estagiários e colaboradores também marcaram minha atuação”, conta com apreço o Promotor de Justiça.

Aos Promotores de Justiça que estão iniciando a carreira ministerial, ele orienta que atuem continuamente para o aprimoramento do Ministério Público: “Espero que possam desempenhar bem a função, contribuindo para tornar o MPES uma instituição ainda melhor do que é hoje”, salienta.

Ao ser informada do requerimento de aposentadoria, a Administração Superior do MPES, em nome de toda a classe ministerial, expressou profundo reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados por Zenaldo Baptista ao longo de sua brilhante trajetória profissional.

Salientou, também, o legado de integridade e dedicação de Zenaldo Baptista, que serve de inspiração para todos os membros e para as futuras gerações de Promotores de Justiça.