“Mudanças Climáticas”: Ministério Público debate desafios e perspectivas em seminário

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promoveu o seminário “Mudanças Climáticas”, na última quinta-feira (05/12). O evento aconteceu no formato híbrido, de forma presencial no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, e virtual através da plataforma Teams.

Durante abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, ressaltou a importância da atuação do Ministério Público em ações e medidas relacionadas às mudanças climáticas, para contribuir com a mitigação dos impactos negativos nos diversos âmbitos da sociedade capixaba. Berdeal enfatizou que a questão ambiental é prioritária para o Ministério Público e é fundamental para a instituição e toda a sociedade.

A Dirigente do CAOA, Promotora de Justiça Bruna Legora de Paula Fernandes, reforçou em seu discurso que o tema mudanças climáticas, mesmo sendo debatido há algum tempo, não recebeu a atenção devida e, por isso, “por termos deixado de atuar na prevenção, agora precisamos aprender a fazer gestão de desastres e buscar soluções para reduzir o aquecimento global, combatendo principalmente o desmatamento”.

Clique aqui e veja as fotos.

Palestras
Dividido em dois turnos, o encontro contou com uma programação extensa e diversificada. No período da manhã, o cientista brasileiro e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), Carlos Afonso Nobre, apresentou o primeiro tema do dia, “Emergência climática: desafios para a humanidade”, dando início ao ciclo de palestras.

Em seguida, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de São Carlos–SP, José Galizia Tundisi, discutiu “Mudanças globais: causas, consequências, impactos e perspectivas”.

A última palestra da manhã abordou a atuação industrial capixaba, em “A indústria do ES e sua atuação: projetos de enfrentamento a mudanças do clima”, apresentado pela Executiva do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Findes, Graciele Belisário.

Já no período da tarde, o primeiro tema a ser apresentado foi “As contribuições da agropecuária brasileira para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, discutido pela Assessora de Sustentabilidade e Inteligência do Sistema – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/SENAR).

O Coordenador do Instituto de Estudos Climáticos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Neyval Costa Reis Júnior, debateu “Planos de Ação Climática para enfrentar as mudanças do clima: mitigação e adaptação”.

As últimas apresentações do evento contaram com o Secretário Estadual da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Felipe Rigoni, com o “Plano Capixaba de Mudanças Climáticas”; e o Promotor de Justiça do MP do Rio de Janeiro (MPJR), Vinicius Lameira Bernardo, que trouxe “Estratégias de atuação do MP Brasileiro nas áreas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”.