Solidariedade em ação: MPES e instituições parceiras promovem Natal solidário na Grande Terra Vermelha

Alegria e solidariedade marcaram a manhã deste sábado (07/12) em mais uma edição da iniciativa “A Serviço do Bem”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), Corpo de Bombeiros Militar e as Polícias Civil, Militar, Penal e Científica. A ação aconteceu no bairro Normília da Cunha, região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, das 9h às 13h e contou com a participação de aproximadamente 12 mil pessoas.

Em gesto de solidariedade, foram distribuídos cerca de 6 mil brinquedos e 1.500 cestas básicas para as crianças e famílias da comunidade.

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, participou das entregas e dialogou com os moradores, concretizando a diretriz da instituição de estar “mais perto” e tornar o MPES “mais público” para a sociedade capixaba.

Também estiveram presentes a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade, e o Coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), Promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira.

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, destacou a importância da união entre as instituições para a realização do evento. E o Coordenador do NCAP, Sérgio Alves, salientou que o evento representa a segurança pública mais próxima da comunidade, que é para quem todas as instituições trabalham e devem servir.

Confira fotos desta manhã tão especial.

Papai Noel

O Papai Noel, que realizou a entrega dos brinquedos para as crianças da comunidade, chegou ao local no helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar – ES (Notaer). Durante toda a manhã, foram realizadas diversas atividades recreativas para as crianças, como brinquedos infláveis, pula-pula, palhaços e personagens infantis, entre outros, disponibilizados por ONGs que atuam na região.

A ação contou ainda com a presença da Cavalaria da PM, da Polícia Militar Ambiental, da equipe do Projeto Papo de Responsa, desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) para orientar crianças e adolescentes sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), cães usados em operações pelas polícias, carros e equipamentos dos Bombeiros, entre outras iniciativas das forças policiais.

Doações
Os recursos para a compra dos itens distribuídos foram obtidos a partir de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), no valor de no R$ 285.000,00. ONGs que atuam na região foram responsáveis pelo cadastramento das famílias que receberam as doações.

Presenças

Também marcaram presença o Secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, a Secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Coronel Alexandre Cerqueira e o Juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, titular da 7ª Vara Criminal de Vitória, VEPEMA (Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas).

A ação “A Serviço do Bem” teve início em 2019, com o objetivo de apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de doações provenientes de transações penais e Acordos de Não Persecução Penal (ANPP). Em sua segunda edição ampliada com a participação de diversas instituições, o projeto conta com a participação ativa e apoio do MPES e TJES, sendo executado por servidores voluntários da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.

Além das doações, a iniciativa promove o diálogo entre as instituições e as comunidades atendidas, quebrando estigmas em relação à atuação do poder público.