ONGs de Terra Vermelha recebem bicicletas do projeto “Pedalando pela Liberdade”

O Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do seu Coordenador, Procurador de Justiça Cézar Augusto Ramaldes da Cunha Santos, participou da entrega de 70 bicicletas reformadas para associações da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, na última quinta-feira (05/12).

A iniciativa faz parte do projeto “Pedalando pela Liberdade”, uma parceria do GETEP com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Vila Velha.

Confira as fotos da agenda.

Em discurso, o Procurador de Justiça ressaltou que o projeto proporciona um momento de reflexão, ao permitir que os internos se recomponham no seu ambiente familiar e social, e não voltem para o sistema prisional.

O Coordenador do GETEP também reforçou a responsabilidade com a sustentabilidade, dando às bicicletas um destino alternativo e incentivando um meio de locomoção verde; e a preocupação com a recuperação para entrega de bicicletas em ótimas condições de uso.

Também estiveram presentes o Agente de Apoio Vanderlei Cristo Mendonça, do GETEP, o Comandante da 13ª Cia da Polícia Militar, Major Marcio Antonio Cezar da Cruz, a escrivã de polícia da PCES Marcelle Soares e representantes das ONGs Associação de Terra Vermelha, Tons de Amoras, Mais Amor, Centro de Treinamento Vila Velha (C.T.V.V), Jabaetense, Associação de Moradores de Normília, Instituto Estrelar e Ocupação Vila Esperança; que farão o repasse das bicicletas aos moradores que precisam.

Sobre o projeto

O objetivo do projeto é promover acesso à mobilidade através de doações de bicicletas reformadas, oriundas de apreensões policiais. As bicicletas apreendidas são disponibilizadas pelas delegacias quando não fazem parte de nenhuma investigação ou inquérito policial e não foram procuradas para devolução.

A reforma das bicicletas é feita por internos em regime semiaberto do Instituto de Reabilitação Social da Glória, visando o acesso futuro a empregos e promovendo a reintegração social através do trabalho.