Cãominhada é adiada para 2025
12/12/2024A Cãominhada MPES, evento que seria realizado no próximo domingo (15/12), a partir de 7 horas, na orla da Praia de Camburi, foi adiada para 2025. O motivo do adiamento foi a instabilidade climática dos últimos dias e a previsão de chuvas no final de semana, o que poderia inviabilizar o passeio dos pets e de seus tutores.
O objetivo do evento, organizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), é conscientizar a população sobre os direitos dos animais e o combate aos maus-tratos.
Campanha
A Cãominhada é parte da campanha Dezembro Verde, de combate aos maus-tratos e abandono de animais. O mês foi escolhido por ser período de férias e festas de fim de ano, quando ocorrem mais abandonos de animais.
O abandono de animal é uma prática ilegal pela legislação brasileira. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9.605/98) classifica o abandono e os maus-tratos como crimes passíveis de punição.
Assim, a campanha busca sensibilizar a população sobre a importância de cuidar e respeitar os animais de estimação, com foco na guarda responsável.
Apesar do adiamento da Cãominhada, o MPES segue atuando em tempo integral na proteção dos direitos dos animais e contra todas as formas de maus-tratos praticados contra eles.