CAOPS realiza visita técnica na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Hospital e Maternidade São José

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), realizou uma visita técnica à Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) do Hospital e Maternidade São José, em Colatina. A visita foi realizada com a presença do Promotor de Justiça de Colatina, Marcelo Ferraz Volpato, e teve como objetivo avaliar a possibilidade de implantação de uma unidade semelhante no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra.

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é uma residência provisória destinada ao cuidado de gestantes, puérperas e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade ou risco, identificados pelos serviços de Atenção Básica ou Especializada. A unidade deve estar vinculada a um estabelecimento hospitalar de referência em Atenção à Gestação e ao Puerpério de Alto Risco.

Participaram da visita o Dirigente do CAOPS, Promotor de Justiça Itamar de Ávila Ramos; a Agente de Apoio Administrativo do CAOPS, Alzeni Poletti; a Gerente de Enfermagem, Daiany Chieppe; e o Diretor do Hospital e Maternidade São José, Octacílio Carlixto; a Diretora de Cuidados Integrais, Alessandra Bernardino; e a Gerente da área Materno-Infantil do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, Libia Pimentel.

Após a visita técnica, ficou deliberado que a equipe da CGBP do Hospital e Maternidade São José encaminhará ao CAOPS e ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves cópias dos fluxos e procedimentos operacionais padrões. O Hospital Estadual complementará o projeto de implantação e gestão da CGBP e o submeterá à Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para análise, com base nas informações obtidas durante a visita.