Dirigente do CACR destaca avanços na segurança pública do Estado, em posse de policiais penais
18/12/2024O Dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes, salientou os avanços na área da segurança pública e no sistema penitenciário estadual, em discurso na solenidade de posse de 291 novos policiais penais. A cerimônia foi realizada na terça-feira (17), no Palácio Anchieta, e contou com a presença do Procurador de Justiça do MPES Emmanoel Arcanjo de Souza Gagno.
Ronald Gomes Lopes, que representou o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público estadual, Francisco Martínez Berdeal, ressaltou que os 291 policiais penais, aprovados em concurso público, em 2023, e as 41 viaturas da Polícia Penal, entregues pelo governador Renato Casagrande, representam a materialização dos avanços conquistados pelo Estado do Espírito Santo.
“O Ministério Público reconhece o esforço e a responsabilidade dessa nova instituição e permanece, como sempre, ao lado das forças pública em prol de um sistema de segurança mais justo, organizado e seguro”, discursou o Dirigente do CACR, referindo-se à criação da Polícia Penal.
Dos 291 policiais penais empossados, 182 são homens e 109 são mulheres, que atuarão nas unidades prisionais do Espírito Santo. Em relação às novas viaturas, foram investidos R$ 10,8 milhões na aquisição de 41 veículos modelo Ford Ranger e R$ 3,1 milhões na compra de 10 ambulâncias. Esses veículos serão distribuídos entre as unidades prisionais e a Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) da Polícia Penal.
Também participaram da solenidade o Secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, e o Diretor-Geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior.
Confira as fotos da cerimônia de posse.
- Com informações da SEJUS