MPES se une às instituições públicas do Estado no combate à desinformação

Em uma ação inédita, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em conjunto com instituições públicas do Estado representantes dos três Poderes, assinou nesta segunda-feira (24/02) um termo de cooperação para que os órgãos e entidades públicas trabalhem em parceria, de forma coordenada e articulada, em ações estratégicas contra a disseminação de notícias falsas.

A união é uma resposta à crescente disseminação de informações falsas que afetam a credibilidade das instituições públicas e a confiança da população. A iniciativa considera necessidade de uma comunicação clara, precisa e eficaz para o fortalecimento da democracia e da justiça; e a importância da atuação integrada das assessorias de comunicação para a implementação de ações.

O MPES foi representado na solenidade pela Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Gomes Ferreira de Andrade. Em discurso, Luciana Andrade salientou que, em 2024, os Ministérios Públicos com atuação no Espírito Santo assinaram um termo de compromisso para atuar ainda com mais afinco, diuturnamente, no combate a ilícitos como assédio eleitoral, desinformação e violação do direito do voto livre.

Relatou também que foi vítima de fake news e desinformação, quando Procuradora-Geral de Justiça, e destacou que muitas pessoas, inclusive vulneráveis ou idosos, acabam submetidas  a fraudes e perdem seu patrimônio acreditando em notícias falsas disseminadas em redes sociais. “Por isso, é muito importante a assinatura de hoje, e importante também, a partir dessa assinatura, que nós elaboremos um plano de ação, um plano de trabalho, que não nos faça esmorecer”, discursou.

Veja as fotos da solenidade.

Autoridades

Também participaram da assinatura o Vice-governador Ricardo Ferraço, que representou o governador Renato Casagrande; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Taufner, além dos demais Conselheiros da Corte; o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Desembargador Namyr Carlos De Souza Filho; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Desembargador Carlos Simões Fonseca; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; o Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo (MPF-ES), Carlos Vinicius Soares Cabeleira; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi; e o Defensor Público-Geral, Vinícius Chaves de Araújo; além de diversas autoridades.