MPES apoia o Plano ES 500

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, participou, na quarta-feira (26/02), do evento “ES 500 Anos – Encontros: seu lugar na história que estamos escrevendo”, para apoiar o Plano ES 500 Anos.

Ao lado de outras autoridades, o Procurador-Geral de Justiça foi um dos signatários de Pacto ES 500 Anos, que envolve os Três Poderes, Sociedade Civil e Academia, cujo compromisso coletivo é com futuro do Espírito Santo, sinalizando a responsabilidade compartilhada entre os capixabas. No ano de 2035, o Estado celebrará seus 500 anos de colonização.

“Nós queremos o Estado bem planejado, bem organizado, para que entregue o melhor ao seu cidadão”, declarou Berdeal. À ocasião do evento, o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou o Projeto de Lei que estabelece a governança do Plano ES 500.

O fundamento da Lei de Governança, apoiada pelo MPES, é garantir que as missões estabelecidas no movimento ES 500 sejam de fato cumpridas. No total, são cinco missões alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as ODS que rodeiam as missões, estão a erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e saúde e bem-estar.

O MPES também foi representado no evento pelo Diretor-Geral, Lidson Fausto da Silva, e pelo Ouvidor do MPES, Humberto Alexandre Campos Ramos.

Posse

Durante o encontro, foi realizado o convite a autoridades do Espírito Santo para a posse do Ouvidor do MPES como Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e União (CNOMP) para o anuênio 2025/2026.

O evento acontecerá no dia 21 de março, às 11 horas, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES.

 A eleição ocorreu em novembro de 2024, durante a 73ª Reunião Ordinária do CNOMP, realizada na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), em Goiânia.

O Procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos assumirá o cargo, sucedendo à Ouvidora e Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).