MPES promove diálogo sobre os desafios do tribunal do júri no século XXI em seminário
18/03/2025
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), promoveu o seminário “Desafios do Tribunal do Júri no Século XXI”, voltado para membros, servidores, estagiários e a comunidade jurídica capixaba. O encontro aconteceu nessa sexta-feira (14), no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.
Compuseram a mesa de abertura os Promotores de Justiça do MPES Hermes Zaneti Junior, dirigente do CEAF; Ronald Gomes Lopes, dirigente do CACR; e Marcelo Paiva Pedra, coordenador do Núcleo do Tribunal do Júri do MPES (NEJURI); e o Procurador de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso (MPMT) Antônio Sérgio Cordeiro Piedade.
Na fala de abertura, Zaneti destacou a importância de dialogar sobre o tema. “Esse curso foi pensado para que nós pudéssemos debater esses desafios do Tribunal do Júri no século XXI e divulgar para a sociedade capixaba as iniciativas do Ministério Público brasileiro na proteção da vida e da vítima”, pontuou.
A primeira palestra foi ministrada pelo integrante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), Conselheiro Paulo Cezar dos Passos, que abordou as dificuldades do tribunal do júri na contemporaneidade. O debate sobre a palestra foi mediado pelo Promotor de Justiça Hermes Zaneti.
Na sequência, o Procurador de Justiça do MPMT Antônio Sérgio Cordeiro Piedade conduziu a palestra “Tribunal do Júri: questões processuais controvertidas”. Dessa vez, o debate foi mediado pelo Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes, que ressaltou a importância do tribunal do júri e os motivos que levaram ao seu surgimento.
O seminário foi encerrado com um painel sobre aspectos práticos da atuação do MPES e estratégias do CACR na proteção da vida.