Ministério Público reforça parceria com Mimoso do Sul um ano após enchentes
25/03/2025
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) reforçou, nessa segunda-feira (24/03), sua parceria com o município de Mimoso do Sul, que há um ano ficou severamente destruído pelas fortes enchentes que assolaram a cidade.
A instituição participou de uma audiência pública realizada na cidade, presidida pelo deputado estadual Dr. Bruno Resende, visando rememorar todo o trabalho realizado naquele período da tragédia, mas também levantar os investimentos que estão sendo direcionados para a prevenção de novos eventos climáticos e avaliar as ações empreendidas na reconstrução da cidade.
A sessão ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal; da Secretária-Geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Inês Thomé Poldi Taddei; do Coordenador do GAECO-Sul, Luiz Agostinho Abreu da Fonseca; da Promotora de Justiça de Mimoso do Sul, Maíra Rangel; e do Promotor de Justiça de Apiacá, Veraldo Macedo Miranda.
Estiveram também presentes o Governador em exercício, Ricardo Ferraço; o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; o Prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa; autoridades locais e moradores, que discutiram medidas para evitar novas tragédias e manter a recuperação da cidade.
Em sua fala, o PGJ do MPES disse que é uma alegria voltar a Mimoso do Sul depois da superação de um cenário de guerra. “Nós estamos aqui para abraçar a cidade, a partir de uma ocorrência causada pelos efeitos extremos das mudanças climáticas. O Sul se uniu a partir dessa tragédia. O MPES imediatamente instituiu um gabinete de crise, organizou-se como poderia cooperar. Estivemos aqui, botando o pé na lama, a mão na massa. Bebemos da mesma água. O MPES está ao lado do povo”, declarou Berdeal.
A Promotora de Justiça Maíra Rangel disse que o papel do MPES, ao longo dessa reconstrução, foi para zelar pelos direitos de quem mais precisava. “Atuamos para que houvesse capacitação, numa eventualidade como essa, para ter uma ação articulada e para a criação da Câmara Técnica do Consórcio dos Municípios do Sul. Buscamos estruturar melhor os municípios numa eventual tragédia, que esperamos que não aconteça mais”, refletiu.
Durante a audiência, a Secretária-Geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça foi homenageada pelos deputados Dr. Bruno Resende e Marcelo Santos. Ela recebeu um certificado e houve o anúncio de que será criada uma comenda com o nome de Rosa Thomé Poldi, mãe da Promotora de Justiça, para homenagear pessoas que se destacam em salvamentos e atos de bravuras em eventos extremos. Conhecida como “Professora Rosita”, ela foi uma das vítimas das enchentes do ano passado.
Monumento
As solenidades em Mimoso do Sul também contaram, à noite, com a inauguração de um memorial em homenagem às vítimas das enchentes, localizado na Praça Coronel Paiva Gonçalves. O MPES foi novamente reconhecido pelos seus esforços, com a entrega de placas pela Prefeitura de Mimoso do Sul para o PGJ do MPES e para a Promotora de Justiça do município.
A Secretária-Geral Inês Thomé Poldi Taddei também foi reverenciada com homenagem da gestão municipal em memória de sua mãe. Os presentes prestaram um minuto de silêncio às vítimas e fizeram reflexões acerca dos incidentes.
As enchentes de 2024 causaram danos significativos em Mimoso do Sul, afetando quase 4 mil imóveis, incluindo residências, escolas, igrejas, comércios e unidades de saúde. Ao todo, 19 pessoas morreram e uma está desaparecida até hoje. A atividade rural também foi severamente impactada, evidenciando a necessidade de estratégias eficazes de prevenção e resposta a desastres naturais.