MPES recebe palestra de diretoras do IPAJM sobre o cenário atual da previdência
14/04/2025
Para disseminar conhecimentos sobre a previdência estadual para membros e servidores, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou, nesta sexta-feira (11/04), a palestra “Cenário Atual da Previdência”. O evento aconteceu na Sala de Capacitação do CEAF.
A apresentação foi destinada a membros e servidores efetivos, para possibilitar o acesso dos segurados às informações previdenciárias e promover capacitação dos setores de Recursos Humanos.
O Diretor-Geral do MPES, Lidson Fausto da Silva, que estava presente, reforçou a importância do evento na promoção de conhecimento sobre o tema para os integrantes da instituição.
“A educação previdenciária é fundamental para que membros e servidores do Ministério Público possam compreender ainda mais o assunto e planejar com segurança o futuro. Iniciativas como esta fortalecem a gestão do conhecimento e promovem mais transparência e autonomia na vida funcional de cada um”, assinalou.
As palestras foram ministradas pela Diretora de Previdência do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Anapaula Guerreiro Estevam Vieira, e pela Diretora-Presidente da Preves, Maria Leila Casagrande.
A iniciativa é uma ação do Programa Bem-Estar o Ano Todo, da Coordenação de Recursos Humanos (CREH), voltado a promover a saúde mental e a satisfação de membros, servidores e colaboradores do MPES. Também faz parte do programa de educação previdenciária “IPAJM + Perto de você”.
O evento foi uma realização conjunta da Direção-Geral (DGER), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), da Coordenação de Recursos Humanos (CREH) e do IPAJM.
Instituto
O IPAJM, autarquia estadual vinculada ao Poder Executivo, é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, desde a implantação da Lei Complementar 282/2004, e pela gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares (integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, remunerados por subsídio ou por soldo) conforme a Lei Complementar nº 943/2020.
O órgão tem como competência a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte, os benefícios de inatividade dos militares e das pensões militares de seus dependentes, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições dos órgãos e servidores estaduais, civis e militares.