MPES acompanha vistoria de pré-inauguração do Restaurante Popular de Vitória
04/09/2025
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO), realizou, nesta quinta-feira (04/09), vistoria técnica no Restaurante Popular de Vitória.
A fiscalização foi conduzida pela dirigente do CACO, Procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva, acompanhada da Assessora Técnica Flávia Cazzotto. O objetivo foi verificar as condições estruturais e operacionais do equipamento público, que retoma o funcionamento nesta sexta-feira (05/09), após permanecer fechado por quase uma década.
“O Restaurante Popular é um serviço de extrema importância da política de Segurança Alimentar e Nutricional organizado para garantir a oferta de refeições saudáveis e nutritivas a preços acessíveis, o que é fundamental para combater a fome e a desnutrição, especialmente para as populações mais vulneráveis e em situação de insegurança alimentar. Além disso, esse serviço promove a dignidade, inclusão social e geração de emprego e renda, atuando como uma ferramenta multifuncional de desenvolvimento social”, explicou a Dirigente do CACO.
Durante os nove anos de paralisação, o CACO manteve atuação constante para garantir a reabertura do restaurante, considerado um serviço essencial para a promoção da segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.
Histórico
O Restaurante Popular de Vitória foi implantado em 2005, inicialmente em espaço alugado na Praça Misael Pena, no Centro da Capital. Em 9 de julho de 2012, foi inaugurada a sede própria, localizada na Ilha de Santa Maria, com capacidade para servir até 2 mil refeições diárias.
A unidade funcionou até dezembro de 2016, quando foi fechada pelo Poder Executivo Municipal. Desde então, o MPES acompanhou o caso, articulando medidas para que o serviço fosse restabelecido e novamente colocado à disposição da população.