“Pedalando Juntos”: Ministério Público entrega 20 bicicletas reformadas a instituições de acolhimento de crianças, adolescentes e jovens
23/09/2025
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU), do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ) e do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), realizou a entrega de 20 bicicletas reformadas por internos do Instituto de Reabilitação Social (IRS), destinadas a instituições de acolhimento localizadas na Grande Vitória.
A solenidade ocorreu na última sexta-feira (19/09), no Auditório da Promotoria de Justiça de Vila Velha. Na ocasião, a Coordenadora do NEJU, Promotora de Justiça Renata Lordello Colnago, deu as boas-vindas a todos e salientou a importância da entrega das bicicletas tanto para a mobilidade de crianças, adolescentes e jovens, quanto para e inclusão e a construção de novas oportunidades de vida.
Em sua fala, o Coordenador do GETEP, Procurador de Justiça Cézar Augusto Ramaldes da Cunha Santos, destacou a relevância do projeto para os internos do sistema prisional capixaba, responsáveis pelas reformas das bicicletas. “O mais importante da entrega é o simbólico da preocupação com o ser humano; é uma oportunidade de saída de dentro da cela”, concluiu.
Também estiveram presentes no evento as Promotoras de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais, Dirigente do CAIJ; Jéssika Lima da Luz, Subcoordenadora do NEJU; o Promotor de Justiça e integrante do NEJU, Fernando José Lira de Almeida; e o servidores Vanderlei Cristo Mendonça, do GETEP; Isadora Comerio de Paulo e Tiago Figueiredo Guzzo, do NEJU.
Pedalando Juntos
O projeto busca fortalecer a atuação de reeducandos vinculados ao GETEP, que se dedicam à reforma de bicicletas apreendidas sem possibilidade legal de restituição. Após recuperadas e reformadas, são destinados a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o acesso à mobilidade urbana e contribuindo para sua reintegração social.
A iniciativa é resultado da articulação conjunta entre os diferentes núcleos do MPES na promoção e no compromisso com os direitos da juventude.