Coletiva de imprensa apresenta resultados da Operação Mata Atlântica em Pé 2025 nesta sexta (26)  

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio da Defesa do Meio Ambiente (CAOA), e em conjunto com órgãos fiscalizadores do meio ambiente, concederá nesta sexta-feira (26) uma coletiva para apresentar resultados da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2025.

A operação foi articulada, em todo o Brasil, com diferentes instituições e esferas de governo para identificar áreas do bioma desmatadas ilegalmente, deter infrações, submeter infringentes a legislação e assegurar a preservação ambiental.

No Espírito Santo, o foco desta edição foi o município de Linhares, e as ações, realizadas entre os dias 09 e 19 de setembro, visaram identificar as áreas de Mata Atlântica desmatadas ilegalmente nos últimos anos, cessar os ilícitos e responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal, além de coibir o desmatamento ilegal.

A coletiva será realizada às 10h, na Procuradoria-Geral de Justiça, e reunirá todas as competências envolvidas nesta 8ª edição para compartilhar informações, evidências e resultados obtidos na Operação. O balanço está em fase de finalização, mas o valor total de multas aplicadas já ultrapassa R$ 700 mil em 80 autos de infração, totalizando mais de 280 hectares embargados.

Além da Dirigente do Centro de Apoio da Defesa do Meio Ambiente (CAOA/MPES), Promotora de Justiça Bruna Legora, também estão previstos representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH); do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar – ES (Notaer) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Coletiva de imprensa “Operação Mata Atlântica em Pé 2025”

Onde: Procuradoria-Geral de Justiça, sede do MPES – Rua Procurador de Justiça Antonio Benedicto Amancio Pereira, 121, Bairro Santa Helena, Vitória, próximo à saída da Terceira Ponte.

Quando: Sexta-feira (26/09), às 10h