Objetivos da educação em valores humanos
O resgate dos valores humanos na educação com a integração desses valores aos currículos escolares e projetos políticopedagógicos, por meio da promoção de práticas transformadoras a partir de vivências que possibilitam a formação do caráter pelo despertar dos cinco valores humanos fundamentais: verdade, ação correta, paz, amor e não violência. Mobilização de todos os setores da sociedade para empregar disposição pessoal e institucional nas causas que envolvem comportamento de crianças e adolescentes, para a consolidação de uma cultura de paz nas escolas.
Para as escolas, promover uma educação voltada para valores humanos é uma oportunidade de investir na formação plena dos alunos, como indivíduos com habilidade para relacionar-se consigo e com o mundo, com respeito aos direitos humanos e capazes de construir e manter uma cultura de paz
Proposta:
– Trabalhar a consciência para a competência. Valores, ações e responsabilidades.
– Alinhamento entre valores humanos, conhecimento e ação no mundo, com foco na sustentabilidade das ações desde cedo.
O Ministério Público pretende incentivar a adesão das secretarias de educação e das escolas ao projeto e apoiar as ações, monitorando os resultados alcançados, notadamente na diminuição de ocorrências de violência e indisciplina escolar, evasão, melhoria de rendimento e integração das famílias nas práticas do projeto. A metodologia trabalha as dimensões ética, competência e responsabilidade de professores e alunos, provocando mudanças de conduta individual e coletiva que resultam em impactos e ações positivas.
A escola tem como função social sistematizar e disseminar conhecimentos historicamente elaborados e compartilhados por uma determinada sociedade. Por isso, os processos educativos em geral e, principalmente aqueles que ocorrem em seu interior, constituem-se em dinâmicas de socialização, que podem ser positivas se bem direcionadas.
É papel da escola voltar-se para uma educação que não se ligue apenas à dimensão intelectual dos alunos, mas, na busca da educação integral do indivíduo, associe valores e práticas que despertem o potencial benéfico de todos.
A proposta metodológica inclui a utilização de práticas contemplativas, que envolvam alguns minutos de silêncio e observação, música e atividades em grupo que promovam o senso de cooperação, parceria e disciplina entre os alunos, além de fomentar o espírito de equipe, a criatividade e o respeito às diferenças. São ações que propiciam vivenciar os valores como pilares de sustentação da relação entre toda a comunidade escolar.
Resultados Esperados:
Aprimoramento do equilíbrio subjetivo de educadores e estudantes.
Melhoria nos níveis de atenção, aprendizagem e relacionamento.
Diminuição dos níveis de stress, desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Conscientização sobre qualidades como aceitação, amorosidade, desapego, descentralização e empatia.
Favorecimento da capacidade de refletir e influenciar as experiências introspectivas cognitivas e a externalização dos comportamentos com foto em valores humanos.
Melhoria nas relações pessoais e consequente redução de manifestações violentas no ambiente escolar.
Inclusão da metodologia do programa na estrutura curricular da escola.