Objetivos da educação em valores humanos

O  resgate  dos  valores  humanos  na educação com a integração desses valores aos  currículos  escolares  e  projetos  políticopedagógicos,  por  meio  da  promoção  de práticas  transformadoras  a  partir  de  vivências  que  possibilitam  a  formação  do  caráter  pelo  despertar  dos  cinco  valores  humanos  fundamentais:  verdade,  ação correta,  paz,  amor  e  não  violência. Mobilização  de  todos  os  setores  da sociedade  para  empregar  disposição pessoal  e  institucional  nas  causas  que envolvem  comportamento  de  crianças  e adolescentes, para a consolidação de uma  cultura  de  paz  nas  escolas.

Para as escolas, promover uma educação voltada  para  valores  humanos  é  uma oportunidade  de  investir  na  formação plena  dos  alunos,  como  indivíduos  com habilidade  para  relacionar-se  consigo  e com  o  mundo,  com  respeito  aos  direitos humanos e capazes de construir e manter uma  cultura  de  paz

Proposta:

– Trabalhar a consciência para a competência. Valores, ações e responsabilidades.

– Alinhamento entre valores humanos, conhecimento e ação no mundo, com foco na sustentabilidade das ações desde cedo.

O Ministério  Público  pretende  incentivar  a adesão  das  secretarias  de  educação  e  das escolas  ao  projeto  e  apoiar  as  ações, monitorando  os  resultados  alcançados, notadamente  na  diminuição  de  ocorrências  de violência  e  indisciplina  escolar,  evasão, melhoria  de  rendimento  e  integração  das  famílias  nas  práticas  do  projeto.  A metodologia  trabalha  as  dimensões  ética,  competência e  responsabilidade  de  professores  e alunos,  provocando  mudanças  de  conduta  individual  e  coletiva  que  resultam  em impactos  e  ações  positivas.

A escola  tem  como  função  social  sistematizar  e  disseminar  conhecimentos  historicamente elaborados  e  compartilhados  por  uma determinada sociedade. Por isso, os processos educativos  em  geral  e,  principalmente  aqueles que  ocorrem  em  seu  interior,  constituem-se em dinâmicas de socialização, que podem ser positivas  se  bem  direcionadas.

É  papel  da  escola    voltar-se  para  uma educação que não se ligue apenas à dimensão intelectual  dos  alunos,  mas,  na  busca  da educação  integral  do  indivíduo,  associe  valores e práticas que despertem o potencial benéfico de  todos.

A  proposta  metodológica  inclui  a  utilização  de  práticas  contemplativas,  que  envolvam  alguns  minutos  de  silêncio  e  observação,  música  e atividades  em  grupo  que  promovam  o  senso  de cooperação,  parceria  e  disciplina  entre  os alunos,  além  de  fomentar  o  espírito  de  equipe, a criatividade e o respeito às diferenças. São ações  que  propiciam  vivenciar  os  valores  como pilares  de  sustentação  da  relação  entre  toda  a comunidade  escolar.

Resultados Esperados:

Aprimoramento do  equilíbrio  subjetivo  de educadores  e  estudantes.

Melhoria nos níveis  de  atenção, aprendizagem  e  relacionamento.

Diminuição dos níveis de stress, desatenção, hiperatividade  e  impulsividade.

Conscientização sobre qualidades  como aceitação,  amorosidade, desapego, descentralização e empatia.

Favorecimento da  capacidade de  refletir e influenciar  as  experiências  introspectivas cognitivas e a externalização dos comportamentos com foto em valores humanos.

Melhoria nas relações pessoais e consequente redução  de  manifestações  violentas  no ambiente  escolar.

Inclusão da metodologia  do  programa  na estrutura  curricular  da  escola.

Objetivos da educação em valores humanos

Objectives of education in human values